imagem

imagem

19 de março de 2014

Quais são os tipos de chocolates e como usá-los?

Um dos ingredientes mais antigos da culinária é o chocolate. Existente desde 1400 a.C, era consumido como fruto, depois bebida e por fim, adoçado pelos europeus.
Após muitos anos, o chocolate passou a ser consumido de várias maneiras. Encontramos assim uma grande variedade nos mercados e lojas especializadas.
Saber a diferença entre eles é fundamental para o desenvolvimento de qualquer receita e, após estas dicas, tenho certeza que suas sobremesas ficarão ainda mais gostosas.

Chocolate em pó

É feito através da própria amêndoa (semente) do cacau moída, sem a gordura da manteiga de cacau. Porém, leva açúcar. Indicado para fazer brigadeiros e coberturas em geral.
Achocolatado em pó ou chocolate solúvel

Ao contrário do que imaginamos, não é indicado para o preparo de doces. Ele é feito com chocolate em pó, leite em pó e açúcar. O mais indicado é usar para o preparo de bebidas quentes e frias.
Cacau em pó

Feito das sementes trituradas, prensadas para extrair a manteiga de cacau e depois transformada em pó com o restante, conhecido como “torta de cacau”. Uma vez transformado em cacau em pó, de acordo com sua concentração de cacau, leva uma variação de 22% a 100%. Isso é mais importante para confeitaria profissional onde existe uma quantidade exata para o amargor, a doçura e a textura.
Por ser bem forte, deve ser usado a menos do que o chocolate em pó. Ideal para doces, bolos, coberturas e bebidas.

Chocolate branco

Triste notícia, ele não é chocolate. Não contém cacau, apenas a manteiga, açúcar e leite. Dependendo da qualidade desta manteiga e do leite, podem ser bem brancos ou amarelados. 
O ideal é utilizá-lo em recheios e coberturas.


Chocolate amargo

É o chocolate com maior concentração de cacau, por isso, sua tonalidade é mais escura e possui um maior brilho também. Indicado para todos os tipos de preparações, coberturas, recheios, bebidas ou mousses.


Chocolate meio amargo

Feito com menor concentração de cacau e com uma parte de açúcar na composição. Indicado para receitas variadas, desde bebidas até coberturas.


Chocolate ao leite

Feito com parte de massa de cacau, leite e bastante açúcar. Indicado para todos os tipos de sobremesas e doces. Fique atento com a quantidade de açúcar da receita, este chocolate já é muito doce.


Chocolate fracionado

Ele não é totalmente puro, contém parte de gordura vegetal (óleo de palma). O manuseio é fácil, por conter uma quantidade de gordura, dispensa-se a 'temperagem', economizando tempo e dinheiro. O seu preço é acessível e o rendimento é ótimo!

Muito indicado para fazer copinhos de chocolates, bombons, ovos de Páscoa e coberturas.


Chocolate hidrogenado

Considerado o pior chocolate pelos confeiteiros e profissionais da área de gastronomia. Ele contém uma quantidade muito grande de gordura de soja e gordura total.
Indicado para recheios e coberturas.



Fonte: Yahoo  /  Foto: Internet

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dicas e Truques   © 2010. Template Recipes by Emporium Digital

TOP