imagem

imagem

19 de março de 2014

Salguei a comida, e agora?

Salgar a comida  é o pior problema que uma pessoa pode enfrentar quando o assunto é cozinhar. Pode ser um erro muito comum, mas você sabe como corrigi-lo?
Fique calma e nada de jogar a comida fora! Veja algumas dicas para recuperar os seus pratos sem perder o sabor.
Cozidos e preparos a base de caldos
Solução: O indicado é colocarmos junto neste cozido a batata inteira, ela funcionará como uma esponja e irá absorver parte do sal, uma vez que estiver cozida, retire-a do preparo e você notará a diferença.
Empanados
Solução: Esse é um dos casos mais difíceis, por isso, o indicado é não temperar a farinha ou os ovos e sim, o próprio peixe ou frango por exemplo. Fazendo assim, vai conseguir controlar a intensidade dos temperos. Se salgou e percebeu antes de fritar, passe um guardanapo e retire bem o excesso, repita o processo mais uma vez e claro, fique atento com o tempero!
O pão salgado pode virar uma deliciosa torta!
Solução: O excesso de sal se for percebido depois de assado, não poderá ser corrigido. O que você poderá fazer é utilizá-lo em algum preparo, por exemplo, em uma torta de forno: Passe as fatias ou pedaços do pão no leite e coloque em uma assadeira. Faça um molho branco sem sal e coloque sobre o pão, adicione o recheio que desejar,  frios, tomates, frango desfiado ou sobras de carne cozida, cubra com uma nova camada de pão e molho branco. Coloque no forno e você terá uma deliciosa torta de pão!
Massa salgada
Solução: Nada de ferver mais uma vez. Lave bem em água corrente e só. A massa normalmente é fina e o sódio não terá tanto espaço para penetrar, por isso, só lavando e água fria é o suficiente.
Molho Salgado
Solução: Se você pensou em adicionar mais tomates ou leite ao seu molho e percebeu que aqueles eram os últimos ingredientes, vai ter que recorrer ao truque da batata ou do pão. O pão fará o mesmo efeito esponja que a batata, porém, deve ser retirado antes. Deixe ferver por 2 minutos no máximo. Se preferir coloque um pouco mais de água, se for um molho de tomate por exemplo.
Assados
Solução: Este sim é complicado, depois de assado a concentração de tempero aumenta bastante, ficando bem mais difícil retirar o sal. Duas alternativas podem ajudar e muito. Uma delas é adicionar umas colheradas de açúcar, um pouco de caldo e continuar a assar em fogo baixo, o açúcar não corta o sal, mas o neutraliza. Se não der certo, corte-a em pedaços e misture em um molho a base de tomate ou creme de leite, para neutralizar ainda mais o sal.
Arroz salgado já cozido
Solução: Se você possuir mais arroz em casa, o melhor é cozinhar um pouco a mais sem tempero e misturar no já cozido. Se  o arroz acabou, você pode fazer uma salada de arroz com tomates, milho, ervilhas, vegetais em geral e adicione também, vinagre e mostarda para neutralizar o sabor do sal. Há outras duas alternativas: fazer um bolinho de arroz ou Yakmeshi, o arroz japonês. Para o bolinho basta misturar ovos, farinha e queijo com o arroz. Se você quiser experimentar o Yakmeshi coloque em uma panela ovos, vegetais e legumes sem sal. Deixe cozinhar e sirva em seguida.
Feijão Salgado já cozido
Solução: O bom mesmo será você cozinhar um pouco mais de feijão sem tempero e misturar com o já cozido. Se esse for o último saco do seu armário, coe o feijão em uma peneira, amasse parte deles e coloque mais água para formar outro caldo. Caso queira uma outra idéia, faça um tutu de feijão, adicione ervas e coloque farinha de mandioca, mexa bem em fogo baixo até engrossar. A farinha pode disfarçar o gosto do sal. Seguindo o mesmo raciocínio, você poderá fazer bolinhos fritos. Para isso coe o caldo, amasse os grãos, coloque farinha de mandioca e ervas, faça pequenas bolinhas e empane. Frite em óleo quente e sirva em seguida com um molho adocicado.

Como salgar corretamente um prepraro sem deixá-lo salgado?
Em restaurantes industriais e restaurantes, uma técnica infalível para não acontecer este problema e termos uma padronização de sabor é o seguinte cálculo:

*Para cada quilo de ingredientes ou preparo, calculamos sempre 10g de sal e 2g de pimenta.
Desta maneira, você terá sempre um sabor gostoso e não precisará se preocupar!

Fonte: Yahoo / Foto: Internet

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dicas e Truques   © 2010. Template Recipes by Emporium Digital

TOP